Assim como em qualquer outro ambiente social, no trabalho consegue se destacar quem se comunica de forma clara e correta. Por isso, é fundamental saber usar as palavras e expressões certas para transmitir a informação sem ruídos. Ao cometer erros gramaticais ou, até mesmo, de digitação todo o seu conteúdo poderá ser comprometido. Já foi comprovado cientificamente que a nossa atenção é desviada quando algo está escrito errado em um e-mail ou quaisquer outros tipos de texto. Tendo ciência da forma correta, a nossa mente logo sinaliza o erro, fazendo-nos esquecer o real objetivo da mensagem.

Por mais engraçado que pareça, muitos profissionais cometem erros no trabalho sem perceber ou saber. A seguir, apresentaremos alguns equívocos que poderão ser evitados a partir de agora.

 

Anexo/Anexa

Isto é mais comum do que se imagina...

Errado: Seguem ANEXO os documentos solicitados.

Certo: Seguem ANEXOS os documentos solicitados.

Por ser adjetivo, a palavra anexo deve concordar em gênero e número com o substantivo a que se refere. Além disso, evite usar a expressão “em anexo”. A forma mais correta é a utilizada sem a preposição.

 

A par/ao par

Errado: Ele Já está ao par do ocorrido.

Certo: Ele já está a par do ocorrido.

No sentido de estar ciente, o correto é “a par”. Use “ao par” somente para equivalência cambial. Ex: “Há muito tempo, o dólar e o real estiveram quase ao par.”

Senão/ Se não

Errado: O funcionário nada fazia se não reclamar.

Certo: Nada fazia senão reclamar

Senão significa “a não ser”, “caso contrário”. Se não é usado nas orações subordinadas condicionais. Ex: Se não chover, poderemos sair.

Onde/Aonde

Errado: Aonde você salvou o relatório da reunião?

Certo: Onde você salvou o relatório da reunião?

Onde se refere a um lugar em que alguém ou alguma coisa está. Indica permanência. Aonde se refere ao lugar para onde alguém ou alguma coisa vai. Indica movimento. Ex: Ainda não sabemos aonde iremos.

A fim/Afim

Errado: Nós viemos afim de discutir o projeto.

Certo: Nós viemos a fim de discutir o projeto.

A locução a fim de indica ideia de finalidade. Afim é um adjetivo e significa semelhança. Ex: Eles têm ideias afins.

A cerca de/ acerca de

Errado: Eles discutiram a cerca de política

Certo: Eles discutiram acerca de política

Acerca de significa “a respeito de”. A cerca de indica aproximação. Ex: Eu trabalho a cerca de 5 km daqui.