
Segundo o dicionário, líder é a pessoa que possui autoridade e “poder” para comandar os demais e influencia no comportamento ou no modo de pensar de alguém. As grandes empresas sabem que uma boa liderança é fundamental para nortear às equipes, impulsionando o sucesso do negócio. Mas, qual é o perfil adequado para uma liderança de sucesso? Como que um líder pode gerir uma equipe de forma eficaz?
Conduzir pessoas a um determinado objetivo não é fácil. Por isso, as empresas buscam profissionais que, além do conhecimento, possam apresentar um perfil mais humano, entendendo as necessidades e identificando a maior produtividade do colaborador. Já passou o tempo em que o líder ordenava e o liderado apenas obedecia. Vivemos em um mercado cada vez mais competitivo e, por conta disso, é necessário engajamento e uma gestão mais focada em pessoas. Se antes os líderes cobravam resultado acima de tudo, hoje é necessário focar no relacionamento e na proximidade com o colaborador para que o resultado apareça da forma mais natural possível.
O novo conceito de equipes e times facilitam muito a interação. Quando se denomina um grupo de time ou equipe os resultados são buscados por todos. A responsabilidade do sucesso ou de um possível fracasso é assumida pelo grupo. Além da responsabilidade, o integrante do grupo se sente engajado, pertencente a todas as atividades da equipe. As chances de o trabalho acontecer com maior eficácia são grandes.
Especialistas em RH apontam as principais características que se esperam de um bom líder:
Espírito de equipe
Em casos de resultados bem-sucedidos ou mão as responsabilidades são do grupo. É papel do líder dividir os méritos e trabalhar os erros junto a equipe. Nunca se deve apontar quem errou ou expor as falhas de um colaborador perante a equipe. Neste caso, trabalhar o erro focando o desenvolvimento é a melhor saída.
Bom relacionamento
No convívio com outras lideranças, novas ideias que acrescentem ao time podem surgir. Espera-se do líder o compartilhamento das boas práticas e informações que podem ser crucias para diversas equipes da empresa.
Versatilidade
Ser versátil é fundamental. Mediante a mudanças e possíveis dificuldades, o líder deve apresentar soluções positivas para o grupo. Gerenciar as situações positivas e negativas é um grande diferencial.
Responsabilidade para tomar decisões
Também se espera de um líder a firmeza na tomada de decisões. A “vida saudável” do time deve ser prioridade. Portanto, todas as decisões devem ser bem estudadas para serem executadas de forma responsável.
O verdadeiro perfil de uma liderança de sucesso

