Quem nunca errou que atire a primeira pedra. No trabalho não é diferente, às vezes as grandes atribuições e as inúmeras tarefas podem fazer o profissional errar. Por mais que você domine a sua rotina de trabalho e tenha ciência de tudo que deve ser feito, inevitavelmente um erro pode acontecer. Como se portar numa situação dessas? Como consertar o equívoco sem comprometer a imagem de competente?

 

Especialistas em RH afirmam que o erro não pode ser o precursor para uma sequência de acontecimentos errados. O melhor a fazer é remediar da melhor maneira possível para evitar um desgaste da imagem profissional. Veja como agir:

 

 

Primeiro passo – Comunique ao seu superior

Repasse para o seu gestor que você cometeu um erro. Peça ajuda! Independentemente do tamanho do erro e as suas consequências negativas, o seu chefe deve ser o primeiro a saber o que aconteceu. Isso demonstra lealdade e força de vontade para reverter a situação. Tomando ciência do fato, o gestor passará a dividir a responsabilidade das consequências com você. Além disso, a orientação e a parceria de quem você é subordinado lhe deixarão mais tranquilo para pensar em uma estratégia que reverta o quadro.

 

Segundo passo – Avalie, junto ao gestor, as consequências do erro

Detalhe todas as consequências do erro. Após estar ciente do que pode acontecer, você conseguirá agir diretamente nos pontos críticos para amenizar prejuízos ou evitar o mal, até mesmo antes dele acontecer. Trabalhe com atenção e com foco para consertar (ou evitar, se possível) o que o seu erro propiciou.

 

Terceiro passo – Peça desculpas e reconheça o que fez

Ao se tornar perceptível o ocorrido, peça desculpas e mostre que algo está sendo feito para a reversão. Assuma com propriedade o que aconteceu e demonstre estar incomodado com a situação gerada. Isto transparece profissionalismo e inconformismo com uma situação negativa. Ao demonstrar este sentimento, seus colegas poderão se sensibilizar e oferecer ajuda.

 

Quarto passo - Redobre a atenção às tarefas que mereçam mais cautelas

Depois de ter consertado o problema, redobre a atenção quando for repetir a atividade que gerou o erro. Peça acompanhamento do gestor até você se sentir mais seguro para executar a ação.

 

Todo ser humano é passível de erros. A diferença está no comportamento da pessoa que errou. Não omita o que fez ou culpe o colega, pois a qualquer momento a “bomba vai explodir” e você poderá manchar a sua imagem no trabalho.

 

poderá manchar a sua imagem no trabalho.

Na maioria das vezes, os erros acontecem para um amadurecimento profissional. Por mais que doa ou nos envergonhe, crescemos profissionalmente e passamos a trabalhar com mais determinação no intuito de não errar.

 

Siga em frente!